Ativista, Bióloga e Ganhadora de Nobel: Wangari Maathai

06:13


Wangari Maathai foi a primeira mulher africana a ganhar um Prêmio Nobel da Paz, em 2004. Nascida em Nyeri, no Quênia, só pode entrar na escola aos oito anos de idade, já que naquela época não era comum meninas estudarem, principalmente as nascidas em famílias rurais. As escolas eram apenas para meninos e poucas garotas tinham acesso a ela, era algo incomum. Mas sua mãe juntou dinheiro e ela ingressou em um internato da missão Católica Mathari.

Foi a melhor aluna da classe. No ensino médio foi aceita em uma escola que ficava na maior cidade do Quênia, onde se formou com triunfo. Com desejo de estudar Biologia, ganhou uma bolsa para estudar nos Estados Unidos, pelo programa financiado pelo John F. Kenndy. Em 1966 retornou ao Quênia, formada e depois continuou seus estudos na Alemanha, onde fez mestrado: Se tornou a primeira mulher do Oeste da África e África central, a ter doutorado.




Se tornou professora universitária, presidente do Conselho Nacional de Mulheres no Quênia e queria tentar uma vaga no parlamento, mas dias antes de concorrer a corte proibiu a sua eleição. Como havia se demitido da universidade e não podia mais concorrer, deu total atenção as mulheres do Conselho Nacional e ouviu as maiores reclamações, a principal foi sobre os rios secando, a dificuldade de achar comida e lenha nas aldeias. As mulheres precisavam ir cada vez mais longe e correndo mais perigos no trajeto.

As árvores haviam sido cortadas pelos colonizadores britânicos e governo local. Mas com seus estudos, Wangaria já sabia que as árvores eram as responsáveis por trazer água para aldeia. Wangaria juntou um pequeno grupo de mulheres, inicialmente, e plantaram sementes em latas e depois as plantavam no chão, assim a floresta voltaria. O grupo foi crescendo e virou o Movimento do Cinturão Verde, já que milhares de mulheres se uniram para o plantio.

“Fomos chamadas para ajudar a Terra a curar suas feridas e no processo, curamos as nossas.”


O movimento de Wangari conquistou o além do Quênia e mais de 47 milhões de árvores foram plantadas ao redor do mundo.

You Might Also Like

2 comentários

  1. olá , tudo bem ? não tinha nenhum conhecimento sobre a Wangari Maathai, linda trajetória de lutas , uma mulher batalhadora ,vencedora , uma grande ativista. No dia da Mulher conheci a história de uma grande mulher. Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Oi, não conhecia nada sobre ela, que linda tragetória. Amei a historia!
    Beijos

    www.byglamour.com

    ResponderExcluir

Popular Posts

Siga no Instagram

Fale conosco

pretosinfluentes@outlook.com blackcreators@outlook.com